sexta-feira, 11 de abril de 2008

Treinar no guarda redes

Treino do Guarda Redes!!
Bem, este e um posto muito especifico, no qual temos de ter em atencao ao treino especifico do mesmo. Alguns aspectos importantes na minha opiniao sao:- Colocacao do Gr na baliza (orientacao espacial);- Colocacao das maos na bola;- Quedas para ambos os lados( atencao que normalmente os Gr tem dificuldade em cair para um dos lados);- Reposicao da bola em jogo (maos e pes

quinta-feira, 10 de abril de 2008

FORMAÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL

FORMAÇÃO DO JOGADOR DE FUTEBOL
Ao Nível Técnico
Sabemos que em futebol a bola quase nunca está parada nos pés de um jogador; é necessário um bom domínio técnico para a receber, controlar, conduzir, passar, rematar;
Para melhorar a sua capacidade de coordenação, o jogador deve desenvolver desde o princípio a sua capacidade específica de equilíbrio.
Ao Nível Físico
A alternância trabalho/repouso caracteriza as sequências de jogo; é portanto um esforço descontinuado mediante pressões específicas, tanto maiores quanto a elevação do nível do jogo.
O jogador jovem adapta-se naturalmente à descontinuidade do esforço breve, seguido de um tempo de recuperação, mas, tem dificuldade em produzir esforços longos e intensos.
Ao nível psicológico
Em todas as partes e a todo o momento!
Dadas as pressões psicológicas específicas que este desporto colectivo de oposição apresenta, deveremos dar prioridade à educação, agindo também como pais.
O futebol é psicologicamente muito exigente; tanto a nível intelectual como afectivo; exige ainda um tratamento rápido e eficaz da informação, motivação constante e capacidades de integração em grupo.
Análise dos recursos (capacidades e qualidades) do jogador, no jogo, em treino e na competição.
Desenvolvimento e aperfeiçoamento para o melhor rendimento do jogador e da equipa.
Recursos Tácticos
Inteligência táctica: utilização inteligente dos recursos técnicos e físicos no jogo;Quando o jogador não é um especialista menos atitude tem para a leitura e resolução dos problemas do jogo.
Recursos Técnicos (qualidades técnicas)
O domínio gestual, a perfeição das habilidades úteis para a realização táctica do jogador; Quanto mais «tosco» for o jogador, mais dificuldades terá na sua coordenação específica.
Recursos Físicos (qualidades físicas)
Consideremos as qualidades físicas gerais e as qualidades físicas específicas
Quanto menos treinado está o futebolista menos resistência geral e específica tem.
Recursos Psicológicos (qualidades psicológicas)
Motivação, combatividade, controle emocional, solidariedade, persistência, perseverança, etc.
Quanto mais jovem é o jogador mais motivado está para o jogo e mais necessidade tem de desenvolver a sua autoconfiança. Assim o projecto de treino desportivo visando a eficácia, compreenderá essencialmente: a formação táctica; a formação técnica; a formação física e a formação mental.
A ACÇÃO FORMATIVA
Não é suficiente ao treinador trabalhar separadamente as capacidades de que falamos anteriormente, para que o jogador seja eficaz ao serviço do colectivo com o mesmo objectivo. (a relação de força colectiva e individual reflecte o nível de jogo da cada equipa). Durante o jogo, a equipa ganhadora resolve melhor os problemas que a equipa adversária lhe apresenta, quer colectiva, quer individualmente, porque domina os factores tácticos e técnicos. Cada elemento da equipa (o individual) sabe utilizar melhor o seu potencial físico e controlar as suas emoções.
É absurdo treinar o futebolista separando os diversos factores.
TREINO GLOBAL
Estes factores estão permanentemente interligados na acção do jogador. Logo, devemos preconizar a concepção global do treino em detrimento da fragmentação da preparação em diversas partes (física, técnica, táctica, mental)
Estamos portanto a falar de um treino total e integrado, onde o exercício é multidimensional: psico-táctico - técnico-táctico.
Definimos como Prioritária o desenvolvimento da capacidade táctico-técnica do jogador. Este, em situação de jogo envolve-se Táctica, técnica, física e mental com toda a sua paixão. O desenvolvimento táctico técnico do jogador tem um lugar preponderante desde o principiante até ao nível máximo.
O treinador deve permitir a criatividade, a autonomia, a tomada de iniciativas e a assunção de responsabilidades. O que importa treinar, são as situações reais de jogo: com posse da bola e sem posse da bola, valorizando a inteligência táctica e comportamentos eficazes; adquirir automatismos táctico-técnicos o que permitirá aos jogadores o desenvolvimento e aperfeiçoamento de uma verdadeira «eficácia mental». O treinador deve pôr aos jogadores problemas que eles têm de resolver; consoante o nível, o futebol é apresentado de forma simples (regras adaptadas aos principiantes) sem deixar de lado alguma complexidade para que haja progressão.
A situação problema, o jogo, a competição constituem a base do trabalho de Formação e de treino; é a avaliação da produção que permite verificar os progressos e as deficiências.
Pretendemos um jogo criativo e rápido, o que nos obriga a dar a máxima preponderância ao dominio da dimensão táctico-técnica, de forma a que o jogador aprenda a escolher a melhor solução no jogo.
A Pedagogia activa é essencial. Não podemos nem devemos exigir uma eficácia instantânea. Deve ser feito com base num processo de aprendizagem.
O Treinador deve criar situações-problema, adaptadas ao nível dos jogadores; à medida das capacidades momentâneas:
O que deve o jogador saber sobre o jogo
O que deve conhecer do jogo
o que fazer em jogo
Neste processo, o jogador compreende porquê que actua e reage assim. O jogo e a decisão de como jogar, cabe-lhe a ele próprio; Ao Treinador cabe-lhe saber observar, aconselhar, modelar a dificuldade do exercício, avaliar.

FUTEBOL DE 7

Para que os jovens possam ter êxito no futuro, é fundamental que a sua formação se inicie pela base, devendo os atletas passar por um processo de formação coerente, com uma progressão da aprendizagem distribuída por diferentes etapas, com objectivos, estratégias e conteúdos adequados às diferentes fases de desenvolvimento e nesse seguimento julgo que esta variante do Futebol ajudará em todos os aspectos. Assim lembrei-me de criar um blog onde se pudesse dar opiniões sobre o Futebol de 7 na Formação Futebolística, com o objectivo de trocar ideias e no fundo melhorarmos os nossos conhecimentos sobre esta variante.Espero conseguir os objectivos pelos quais criei este blog e espero contribuir um pouco mais para a nossa formação, pois a troca de conhecimentos é muito importante para todos.

Para uma melhor compreensão das acções táctico-técnicas a adoptar no ensino do Futebol de 7, importa definir os seguintes conceitos:Acções táctico-técnicasPodem ser definidas como o conjunto das acções individuais e colectivas dos jogadores de uma equipa, devidamente seleccionadas, organizadas e coordenadas de acordo com um modelo de jogo adoptado, com vista à sua utilização racional e oportuna no jogo e com o objectivo da obtenção da vitória (adoptado de Teodorescu, 1984).Táctica individualExistem opiniões divergentes acerca do conceito de táctica individual, sendo por muitos confundido com conceito de técnica individual.Em nosso entender, o conceito das acções técnicas, como, por exemplo, o passe ou a recepção, não fazem muito sentido quando tratadas de uma forma abstracta e isolada, mas sim quando inseridas num modelo de jogo, constituindo-se como acções tácticas individuais. Vamos tomar como exemplo o treino efectuado por duas equipas:Uma equipa tem como método de jogo ofensivo do seu modelo de jogo o contra-ataque, adoptando no treino situações em que predominem o passe longo.Uma segunda equipa tem como método de jogo ofensivo do seu modelo de jogo, o ataque organizado (ou planeado), onde há predomínio do passe curto e de uma boa segurança de jogo.Podemos concluir que ambas as equipas treinam o mesmo tema – O PASSE, no entanto, acabam por treinar situações totalmente distintas uma da outra, já que o treino do passe é totalmente condicionado pelo modelo de jogo adoptado por cada uma das equipas.Assim:Táctica Individual – É o conjunto das acções individuais, com ou sem bola, realizadas por um jogador, de acordo com o modelo de jogo adoptado pela sua equipa, no sentido de perseguir os objectivos do jogo, quer na fase de ataque quer na fase de defesa.Táctica ColectivaSão todas as acções colectivas dos jogadores de uma equipa que, intimamente ligadas ao modelo de jogo adoptado por essa equipa, visam a sua eficaz utilização no jogo, com o objectivo da obtenção da vitória.